Recebemos os kits de robótica Fischertechnik da Secretaria Municipal de Educação, para trabalhar na forma prática com os alunos aquilo que eles visualizam apenas na teoria. Para trabalhar robótica é necessário que nosso aluno entenda que nesse processo esta envolvido muito mais que máquinas, mas um conjunto de indivíduos, recursos mecânicos e tecnológicos associados.
Vejamos agora algumas imagens das atividades desenvolvidas com a turma.
Dividimos algumas imagens das atividades realizadas com você, agora queremos contar como tudo aconteceu, para isso iremos acompanhar o relato dos alunos que participaram das atividades iniciais realizadas na 1ª etapa da robótica.
Aluno: Marco Willian Oliveira Martins
Iniciamos as atividades de robótica no dia 14/08, nesse primeiro dia nos recebemos algumas explicações da professora e assistimos a um vídeo no youtube de robótica onde um homem orientava e dava as coordenadas na montagem de um robô onde ele seguia uma luz de lanterna. Logo após iniciamos a montagem da torre, recebemos novas orientações da professora e montamos a base da torre. No próximo encontro (segundo) montamos realizamos a continuidade da montagem das demais partes. No próximo encontro (terceiro) encaixamos as hastes, os fios e partimos para ligar os carregadores sem o computador ainda, mas não deu certo. A professora questionou porque não estava dando certo ai percebemos que não haviamos montado o circuito, ou melhor, as instruções necessárias para dar andamento ao processo. No próximo encontro (quarto) montamos apenas o circuito no computador e com as devidas orientações da professora montamos diferentes circuitos, mas nada de o circuito responder, fizemos e refizemos várias vezes até que depois de tanto tentar deu certo, mas apenas uma acendia até achamos que havia queimado a outra. Após tudo pronto fizemos uma apresentação do trabalho para os alunos dos 5º anos, professores, coordenadora e diretora.
Aluna: Maria Helena Borges de Oliveira
1º passo: contar os quadrados para encaixar os pés da torre;
2º passo: encaixar as peças pequena da torre;
3º passo: colocar o gestor de energia;
4º passo: colocar o controle para ligar e desligar;
5º passo: colocar as hastes de cima e de baixo;
6º passo: colocar as luzes;
7º passo: colocar os fios nas luzes e no gestor de energia;
8º passo: fazer o circuito no notebook;
9º passo: ligamos as luzes apenas pelo controle e não deu muito certo, pois nada aconteceu;
10º passo: tentamos mudar os fios de lugar de primeira não deu ai que nosso colega viu que nos tinhamos que por no negativo e no positivo;
11º passo: ficamos ligando e desligando algumas vezes ai que percebemos que o problema era no circuito que haviamos montado;
12º passo: apresentamos para os professores, alunos e coordenadores e eles acharam interessante.
Aluna: Ana Carolina Oliveira Martins
Para começar a montar a torre precisamos contar quantos quadrinhos existem na base para que não ficasse errado. Em nosso segundo encontro colocamos a bateria e continuamos a dar sequência na montagem da torre. Em nosso terceiro encontro terminamos de montar a torre pensamos que agora seria apenas ligar e iria funcionar, até tentamos ligar mas nada ocorreu. No quarto encontro com a ajuda da professora colocamos os fios e o carregador na extenção, instalamos o programa novamente no notebook. Demos inicio a montagem do circuito, trocamos os fios de lugar várias vezes mas nada da luz ascender até achamos que tinha queimado. Refizemos novamente o circuito, agora sim ela ascendeu, mas apenas uma delas até que nosso colega Maycon foi manusear o circuito e viu que faltava retirar a luz do stop ele fez isso e deu certo as duas ascenderam. Depois disso tudo fizemos uma demonstração para professores, coordenadores, alunos e diretora.
Aluna: Joicy Kelly Nascimento Bezerra
No primeiro dia começamos acolocar as primeiras peças e depois quando nos fomos colocar a segunda parte foi que identificamos que os encaixe estavam fora da posição correta, tivemos que reorganizar tudo novamente ai sim começou a dar certo para que pudessesmo colocar as partes acima como haste, luzes e só depois montamos o circuito para fazer com que as luzes ascendessem. De primeiro momento apenas uma ascendeu ai modificamos algumas coisas no circuito e as duas funcionaram e para testar ligamos e desligamos várias vezes. Feito isso fizemos a apresentação do nosso trabalho para os alunos, professores, coordenadores e diretora.
Aluno: Victor Gabriel Chaves Santana
1º Dia: Quando chegamos na escola a professora se reuniu conosco e disse que iriamos trabalhar com robótica na prática, já começamos com as atividades em nossas aulas de informática então ela nos comunicou que começariamos com a montagem de uma torre, nos achamos que seria bem fácil mas não era, nos tinhamos que contar os burracos que tinham na base da tabela que mantêm a torre em pé. Demos início a montagem neste dia fizemos a base da torre.
2º Dia: Nos montamos a parte superior da torre, foi difícil porque a parte de baixo tinha ficado maior, tivemos que reorganizar para dar certo.
3º Dia: Montamos a parte que fica a antena da torre e as hastes, conectamos as luzes, os fios, o controle e a bateria. Tentamos ligar mas não deu certo.
4º Dia: Nossa colega Maria Helena ficou repsonsável por operar o computador na montgem do circuito, todos nos iamos identificando e ela organizava no computador. Nossa primeira tentativa não deu certo tentamos até trocar os fios e nada aconteceu, foi ai que identificamos que ordem da imagens ficou errada e ai tivemos que montar novamente. Montamos então um novo circuito esse deu certo mas ligava apenas uma única luz, foi quando nosso colega Maycon observou que não tinhamos desativado o stop da segunda luz ele clicou e deu certo as duas ascenderam. Comemoramos muito por ter dado certo nosso trabalho, tiramos muitas fotos e ficamos felizes por ter conseguido realizar este trabalho até mostramos para os alunos, os professores, os coordenadores e para a diretora com todas as explicações daquilo que realizamos igual estou fazendo agora.
Aluna: Milene Lemes Faria
No primeiro dia que começou a robótica conhecemos as peças que compõe o kit e fomos encaixando-as. A primeira parte da torre foia spernas, depois a bateria e o controle. Depois colocamos a parte de cima e em seguida o bico da torre com as luzes, quando terminamos nós até tentamos ligar mas não deu certo e so depois de algumas tentativas identificamos que precisava montar-se o circuito no computador e foi o que fomos fazer. No começo não deu muito certo, trocamos os fios de lugar tentamos ligar novamente e não deu certo. Decidimos montar o circuito novamente esse agora funcionou, mas apenas uma luz ascendeu e foi o colega Maycon que percebeu que a segund aluz faltava tirar ela do stop feito isso ela ascendeu também. Então apresentamos para os aluno, professores e diretora.
Aluna: Milena da Silva Barreto
Eu participei apenas da montagem das hastes, do bico da torre e da montagem do circuito. Ligamos as luzes no notebook para montar o circuito que ligaria as luzes da torre. Feito o circuito conseguimos ligar mas foi apenas uma ai o Maycon percebeu que tinha que tirar do stop para a outra luz ligar. Ficamos muito felizes por ter dado certo nossa atividade comemoramos muito com a professora. Feito isso apresentamos nossa atividade para os alunos, professores, diretora e eles gostaram muito.
Aluna: Betânia Aparecida Rocha Pereira
Primeiramente nos contamos os quadrinhos do material que e semelhante ao material dourado, feito isso fomos encaixando as peças até que demos formato a torre por completo. Ao terminar de montar a torre tivemos que instalar o programa para o computador. Até tentamos ligar as luzes da torre mas não deu muito certo, tivemos que arrumar novamente trocamos os fios de posição, encaixamos os fios no computador e nada de funcionar. Trocamos novamente os fios de lugar e montamos o circuito o primeiro não deu certo, montamos novamente outro circuito com mais informações este deu certo mais ascendia apenas uma luz, fiz-se mais algumas alterações e as duas luzes ligaram. Depois de tudo pronto nos apresentamos a torre para os alunos, professores, coordenadora e diretora, eles gostaram muito do nosso trabalho.
Esses foram alguns dos relatos feitos pelos próprios alunos sobre o trabalho realizado, os originais encontram-se em nossa escola com a professora responsavél pela atividade de robótica.
Em breve teremos muito mais para todos, aguardem notícias nossas.
Abraços.
Stefânia Silva - prof. de informática responsavél pelas atividades de robótica.
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